28.7.05

Que rufem os tambores...

Inicie-se a publicação de textos de caráter e responsabilidade estritamente individual e de cada autor neste blog, com o objetivo de se iniciar o exercício de formação do corpo editorial da Esfera Pública.

Esfera Pública é o nome de uma revista em projeto, que avança em mais uma etapa. É preciso alertar que não se trata de um nome original, mas de uma apropriação da tradução possível e limitada do conceito de Habermas, intelectual contemporâneo, originalmente escrito como Öffentlichkeit, que de maneira simultaneamente simplória e simplista resume-se em um local de disputa entre princípios divergentes, de defesa dos interesses dos mais diversos atores.

A Esfera Pública de Habermas se constitui em instância de deliberação e legitimação do poder, é um espaço de mediação entre o campo das relações privadas e o Poder Público. Espaço independente do Estado, que tem como objetivo principal discutir racionalmnete questões de interesse privado que, por sua relevância, ganham conotação política.

A revista não se pretende a materialização do conceito de Esfera Pública, que jamais poderia ser resumido a uma revista. Apropriar-se do nome para este veículo é feito sob licença poética. Uma ousadia, uma utopia talvez.

Uma vez que o objetivo deste exercício é a convergência em uma revista, assim é importante que a prática tente convergir para isso, mas como é um exercício, então há flexibilidade maior que se fosse na revista em si, que já deve em si ser flexível, já que se pretende experimental.

Os textos aqui publicados o são para serem criticados, seja por colaboradores, seja por qualquer visitante que por aqui desemboque, oriundo de qualquer afluente. Os comentários devem ser dirigidos preferencialmente apenas ao texto, às idéias ou à estrutura do texto. Seja o texto em forma de prosa, poesia, ilustração, arte. Seja de gênero jornalístico, literário, artístico ou científico, categorias não ecludentes e nem suficientes.

Tem-se o objetivo de formar o corpo da revista, isso não significa que a revista será a soma de tudo que for aqui publicado, apenas o que aqui for publicado e permanecer sendo publicado servirá de baliza para compreender o que será a revista. Experimental não será aqui sinônimo de laissez-faire.

Então, caso perceba necessário e inevitável, neste momento provisório, eu atuarei com pesar de forma autoritária e representarei o papel de editor chefe deste veículo, pois arbitrariamente ainda não considero formado um coletivo suficiente para o seu feitio.