19.8.05

Percebendo o mundo a partir dos blogues alheios

O exército israelense está combatendo a resistência na Faixa de Gaza, após o encerramento do prazo legal para a saída de todos os colonos. A retirada dos colonos da Faixa de Gaza é, sem dúvida, um grande passo de Israel em direção à paz na região.

É um evento de grande importância para o mundo, talvez sem o espaço merecido no noticiário brasileiro, monopolizado pela crise política nacional. Além da política, o assalto à sede do Banco Central em Fortaleza disputa a atenção da população.

Os grandes temas acabam sendo abordados também por inúmeros blogues, o que nos permite ter acesso a diferentes opiniões, a diferentes metodologias de análise e também o acesso à expressão de observadores privilegiados, tais como jornalistas em plena Faixa de Gaza ou o Cristóvam Buarque.

Os blogues também permitem normalmente o comentário de seus leitores, o que traz ainda mais pluralidade na informação, uma vez que as informações e análises são avaliadas pelos leitores, que também trazem sua própria bagagem de informação e valores.

Uma dúvida resta, será que a percepeção dos leitores sobre a credibilidade dos blogues é diferenciada em relação a sua percepção sobre a credibilidade dos portais? Qual será essa diferença?

2 comentários:

  1. Sinceramente tenho preferido os bons blogs (e este é um deles)no que diz respeito às opiniões. Claro que os blogs não têm condições de manipular notícias em grande escala como os portais. Mas as opiniões é que são valiosíssimas, não acha?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio antes de tudo.

    Bem, eu não sou julgo os blogs tão inocentes assim, eu vejo muito os blogs aproximando a cultura escrita (eletrônica) da cultura oral tradicional.

    Histórias são contadas, apropriadas, divulgadas, transformadas com uma dinâmica que talvez se assemelhe ao caldo da tradição oral.

    ResponderExcluir